|Nota: Mudamos o nome do blog que era "A Palha" devido as interpretações errôneas , agora o nome do nosso blog é "O Trigo".|

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Porque devemos orar assim?


 Texto Principal:
(Mateus 6:9-12)
 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”

Introdução:
Muitos conhecem esse texto (Mateus:6:9-12) e a sua sequencia(ou continuidade) também, nominamos essa passagem bíblica de “A oração do Pai Nosso” porem poucos analisam os grandes ensinamentos contido neste trecho da Bíblia Sagrada. Jesus inicia dizendo “Portanto, vós orareis assim”  A questão é que muitos não se perguntam;porque devemos orar assim?. A resposta a essa pergunta estar contida na analise do texto, e é isso que faremos aqui hoje, descobrimos o motivo de Jesus ter nos entregue esse modelo de oração.

1° Somos declarados filhos de Deus (Pai nosso, que estás nos céus)
(
Gálatas 4:6)E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.
(João 1.12) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome

2° O nome Dele é santificado, porque tudo Nele é Santo.( santificado seja o teu nome;)
(Salmos 111:9) Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.


3° O reino chegou. (Venha o teu reino)
O reino de Deus na Terra é um reino celestial. O evangelho de Mateus usa a expressão “reino dos céus” mais de trinta vezes.
(
Mateus 3:1-2) E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

O que é o reino? Reino significa monarquia, império, poder real, domínio. Portanto, o governo do céu chegou à terra. Mas o reino celestial não é como os reinos mundanos. O governo de Deus se dirige ao coração (espírito) do homem. Deus governa seu povo em seu Filho pela persuasão moral que é dada através de escritos sagrados, a Bíblia. Os cidadãos do reino são aqueles que renasceram.
(João 3:3-5)”Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

4°A vontade de Deus é perfeita
(
seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu)
(
Gênesis 1:31)  E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...”
(Mateus 28:18) Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.”
(
Romanos 12:2)  “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

5°Deus suprira as nossas necessidades (O pão nosso de cada dia nos dá hoje)
(
Salmos 37:25)Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
(Filipenses 4:19) O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

6°Recebemos o Perdão (E perdoa-nos as nossas dívidas)
(1 João 1:9) “Se reconhecemos os nossos pecados, {Deus aí está} fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.”

7° A nossa parte no perdão (
assim como nós perdoamos aos nossos devedores)
(
Efésios 4:32) “Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.”


Conclusão:
Embora tenhamos analisados apenas os primeiros trechos da “Oração do Pai Nosso” já podemos entender o motivo de Cristo ter nos ensinando esse modelo de oração. A resposta é simples,  a oração alem de ser uma conversa do homem (humano) com Deus, tem que ser também um lembrete do maravilhoso plano da salvação, devemos sempre recorda que se temos a oportunidade de falar com Deus é porque fomos feitos Filhos Dele, agora fazemos parte do Reino de Deus e temos a confiança no nosso Rei Jesus Cristo, Que suprir as nossas necessidades e nos perdoou dando o exemplo. E como filhos de Deus devemos seguir os seus exemplos, fazer a sua vontade(de Deus).  Esse modelo de oração ensina-nos a reconhecer a grandeza e misericórdia de Deus, e nos mostra o quanto somos dependentes Dele.

Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baixa Post