|Nota: Mudamos o nome do blog que era "A Palha" devido as interpretações errôneas , agora o nome do nosso blog é "O Trigo".|

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Blog O Trigo-Entrevista Miguel Nagle


O Trigo-Quem é você?
Meu nome é Miguel Nagle, sou de Nova Iguaçu (RJ) e fiz curso na Escola Livre de Cinema aqui no rio, depois fui morar em São Paulo, onde fui selecionado para uma bolsa de estudos na Academia Internacional de Cinema, onde sou formado atualmente. Sou membro da 1ª Igreja Batista no Bairro da Luz (Nova Iguaçu) e frequentei durante 3 anos a Igreja Batista Liberdade (São Paulo), momento que morei em sampa. Sou convertido desde meus 12 anos de idade, quando fui convidado pra jogar futebol numa programação dos Embaixadores do Rei e estou até hoje, atualmente tenho 28 anos. Sou uníco cristão/protestante da minha família.

O Trigo -Como você descobriu que queria fazer cinema?
Cheguei a cursar 1 semestre de ciência da computação, meio que seguindo tradição familiar, mas não deu certo, não era aquilo que queria pra mim. Aí nessa faculdade teve um concurso de crítica de cinema, participei e vi que gostava da coisa. Comecei a pesquisar sobre o assunto, já tinha visitado os estúdios da Universal, MGM... e comecei a reparar que era apaixonado por cinem. Aí entrei na Escola Livre de Cinema e quando vi meu primeiro filme estampado na tela, foi quando percebi que queria fazer isso pelo resto da minha vida.

O Trigo -O que é cinema para você?
Cinema pra mim é uma maneira de expressar aquilo que sonho, acredito, sinto e vivo.

O Trigo -Como surgiu a idéia de fazer curtas-metragens com conteúdo evangelístico?
Pra quem faz cinema, sabe o quanto é legal quando você vê seu trabalho estampado na tela... suor, dinheiro, dedicação e muitas noites sem dormir... mas com tempo fui buscando dentro de mim, como artista, o verdadeiro motivo para expressar pro mundo, quando percebi que deveria falar o que eu realmente vivo, que me faz bem e que gostaria que outras pessoas também sentissem.


O Trigo -Quanto tempo em media leva para finalizar um filme? 
Hoje em dia a maioria dos integrantes da 4U Films ainda são voluntários e todos tem seu trabalho e seus estudos, isso acaba deixando o processo um pouco mais lento. Depois que o roteiro está pronto, nos comunicamos por email e reuniões on line, geralmente fazemos 3 a 4 meses de pré-produção do projeto, organizando tudo que precisamos... storyboard, locações, atores, equipamentos, objetos de cena, logística, cronograma e etc. Marcamos um feriado do ano pra filmar esse roteiro, dependendo do roteiro do curta pode levar de 2 a 4 dias de filmagem, mas são dias bem intensos, com mais de 15 horas trabalho. Depois a gente parte pro processo de pós-produção, onde vamos cortar o filme, tratar as cores, mixar o som, criar a trilha e etc... esse processo pode levar uns 5 meses. Então, um projeto da 4U Films, dura em torno de 10 meses para ficar pronto, pois buscamos a excelência em cada detalhe, desde o roteiro até a divulgação do filme no site. Mas na medida que o integrantes começarem a se tornar integrais, esse processo será bem mais rápido.

O Trigo-Como nasceu o “4U Films”? Porque esse nome?
Em 2009 fui convidado para dar um workshop de Cinema no Encontrart, um acampamento de artes organizado pela Cia Nissi, e depois desse evento eu, Luan Felipe e Douglas Gomes, todos estudantes de cinema, resolvemos criar um ministério que usasse da sétima arte para falar de Deus. O nome veio com a idéia de fazer algo para Deus, com um nome que não fosse tão "evangeliquês" e tivesse maior aceitação com o público em geral... então nosso nome acaba tendo um duplo sentido, fazemos nossos filmes para Você (Deus) e para você (público que tem que precisa conhecer a Deus), daí veio a idéia de for You (4U).

O Trigo - Fale-nos sobre a equipe do Ministério 4U Films.
No primeiro momento que criamos a 4U, só tinhamos 3 pessoas, então a primeira etapa era orar pra Deus trazer as pessoas e Ele foi trazendo um a um. Hoje somos em 25 pessoas, de diferentes denominações, loucos por Deus e profissinais do mercado audiovisual da área de roteiro, edição, direção, fotografia, animação, produção, som, designer e etc. Um grupo que é incoformado com o mundo e que encontrou uma maneira diferente de levar a palavra.

O Trigo -Qual a diferença em fazer um filme Cristão e um secular?
Não gosto muito de rotular esse termo cristão e secular, isso já está em desuso a muito tempo. O que posso dizer é que em nossas obras procuramos trazer uma proposta diferenciada dos outros realizores cinematográficos que trazem uma mensagem de medo, ódio, vingança, vício, ocultismo... nós trazemos uma mensagem de fé, amor, esperança, amizade e etc.

O Trigo -A Igreja deve investi mais em ferramentas de evangelismo como teatro, cinema... etc?( Por quê?)
A igreja, no passado, era referência nas artes como música, artes plásticas, literatura.. mas com o tempo foi perdendo um pouco o foco e endomonizando um pouco as artes. Hoje perdemos algumas artes de nossas mãos, a música já está conquistando seu espaço, mas o teatro, dança, artes plásticas e cinema ainda falta muito. Oro para que os líderes da igreja brasileira olhem mais para as artes e invistam nessas ferramentas para evangelização, porque a arte entra em lugares que a mensagem clássica, que é pregada em púpito não chega. As artes hoje estão trazendo para dentro de nossa vida muita influência e já passou da hora de usarmos essas ferramentas para transformar vidas.

O Trigo - Suas conclusões finais, por favor.
(Canal no You Tube)
Muito obrigado por esse bate-papo, nós da 4U Films ficamos bem felizes com o convite e sonhamos um dia quando formos ao cinema no final de semana, onde teremos bons filmes com conteúdo cristão para assistir com nossa família e amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baixa Post