|Nota: Mudamos o nome do blog que era "A Palha" devido as interpretações errôneas , agora o nome do nosso blog é "O Trigo".|

quinta-feira, 30 de março de 2017

O Justo Jó


Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.
Jó 1:1
(Coloque teu nome no lugar do nome de Jó)


1)
O livro de Jó começa falando da característica integra e espiritual de jó e não da material, pois as riquezas de Jó ficam em 2° plano.
Os amigos de Jó viam apenas o que estava aparente e não o que de fato era Porem Deus ver o oculto
-> (I Samuel 16:07)          
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”
-> (Romanos 8:27) Deus conhece o coração.
“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
Romanos 8:27
O que aprendemos com isso?
* Nao viva só de aparência: Jesus fez duras criticas aos escribas e fariseus que viviam apenas de aparência em uma falsa piedade.
(Mateus 20:1,7)         
*Seja autêntico em Cristo: o aroma do perfume não pode ser visto mas sentido , que sejamos o bom perfume de Cristo.
(II Corintios 2:14,15)
“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.”
2 Coríntios 2:14,15
Jó era autêntico em Deus , pois o próprio Criador dar testemunho de Jó (Jó 1:8)
“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.”
Jó 1:8

2)Por mais integro, reto, e temente a Deus que uma pessoa seja, as calamidades/tragédias podem lhe atingir.
mesmo Jô tendo tais virtudes o mau veio a sua casa/vida.

* Disse Jesus em (João 16:33)
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Calma não preocupeis Jesus já venceu este mundo

* No capitulo 2 (livro de Jó) os amigos de Jó (são eles Elifaz,Bildade e Zofar) vão visita-lo (Jó 2:11)
e por 7 dias ficam em silencio (Jó 2:13)

* Jó quebra o silencio e amaldiçoa o dia em que nasceu (Jó 3)
 O dialogo é iniciado , os amigos de Jô o questiona , pois acreditavam que o sofrimento de Jô era o castilo pelos pecados cometidos.

* Até mesmo Jó fica em duvida de sua inocência neste caso
“Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo.”
(
Jó 10:2)
“Se for ímpio, ai de mim! E se for justo, não levantarei a minha cabeça; farto estou da minha ignomínia; e vê qual é a minha aflição,”
(
Jó 10:15)

=> Então chegamos ao capitulo 11 deste livro

*O amigo de Jó, Zofár discursa/fala .

Embora Zofár e os outros amigos de Jó tivessem uma visão limitada da situação(embora Jô também tinha)
Alguns de seus argumentos são importantes e podemos tirar proveito/lições deles



O Justo também sofre Injustiças

No Salmo 37 falara da herança dos Justos
Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade.
Salmos 37:39

*Porque sofrermos?

 -Para aprender algum.
“Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.”
Jó 36:15

-Para Deus se manifeste na vitória, sobre o sofrimento.

“Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: "Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando? "
Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". Mas ele próprio insistia: "Sou eu mesmo".
"Então, como foram abertos os seus olhos? ", interrogaram-no eles.
Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo".”
(
João 9:1-11)



Pois tu te esquecerás da tua miséria; apenas te lembrarás dela como das águas que já passaram.

Jó 11:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baixa Post