|Nota: Mudamos o nome do blog que era "A Palha" devido as interpretações errôneas , agora o nome do nosso blog é "O Trigo".|

sábado, 15 de dezembro de 2012

José, do poço ao palácio

Hoje meditaremos na maravilhosa historia de José
  • O nascimento de José
 "E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra."  Gênesis 30:25 

  • ódio de seus irmãos 
 "E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente." 
Gênesis 37:3-4
 Ainda no Capitulo 37 José declara os sonhos teve, aumentando ainda mais a fúria de seus irmãos.

  • Jogado no poço 
José vai a procura de seus irmãos pois eles (os irmãos de José) estavam aparentando o rebanho (Gênesis 37:12) Agora neste momento minhas palavras não conseguiram descrever  esta narrativa, então deixarei aqui os textos bíblicos."E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.
E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.
E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.
Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes." 

Gênesis 37:19-29
  • O lamento de Jacó

"Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes.
E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?
Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.
E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.
Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai.
E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda". 

Gênesis 37:29-36
  • José, escrevo do egípcio Potifar
 José é vendido para um egípcio por nome de Potifar. "E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio." Gênesis 39:2
 
Deus estava com ele(José), e Potifar entregou na mão de José toda administração de sua casa.

  • A tentação e a prisão 
  "E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo." Gênesis 39:7
No capitulo 39 de Gênesis, José é tentado e preso injustamente. Deus não abandonou José."O SENHOR, porém, estava com JoséGênesis 39:21.
 Ainda dentro da prisão José é usado por Deus e interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro egípcio,(Leia em Gênesis 40).

  • De prisioneiro a governador 
O Faraó teve sonhos terríveis que muito o atormentava. (Leia Gênesis 41:1-14). o copeiro-mor de Faraó lembrou se do hebreu José que intepretava sonhos, o copeiro contou a Faraó sobre José, e Faraó mando chama José. Deus estava com José e ele interpreta o sonho do rei do Egito. E faraó entrega para José o cargo de Governado de todo Egito.  
  • José perdoa seus irmãos 
Aconteceu que ouve uma grande secar que causou grande fome sobre a terra,  e os irmãos de José foi até ao Egito a procura de alimento pois apenas no Egito avia deposito de alimento.   José administrava Toda reserva de alimentos no Egito, e Seus irmãos foram ter com ele.
 "
José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.

"E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento" Gênesis 42:6-7
 
 
Essa maravilhosa história continua Até o Capitulo 50 de Gênesis, continuem lendo na Bíblia e você vera como José encontra novamente seu Pai Jacó. José foi invejado, odiado, traído, acusado injustamente e preso e mesmo assim jamais deixou de acreditar e ser fiel a Deus. Que posamos ter tamanha fé como José teve, que mesmo com imesas dificuldades creu que o SENHOR estava ao seu lado e que um dia seus sonhos se realizariam. Então NÃO DESISTA! Siga em frente confiando em Deus.

       "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." 
Salmos 37:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baixa Post