|Nota: Mudamos o nome do blog que era "A Palha" devido as interpretações errôneas , agora o nome do nosso blog é "O Trigo".|

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comentário de Eliseu A.Gomes sobre UBE(União de Blogueiros Evangélicos)

Esta postagem foi escrita por Eliseu A. Gomes especialmente para o blog O Trigo.

Trabalhei por cerca de onze anos em uma multinacional dinamarquesa junto ao setor de engenharia, setor de métodos e processos. Lá, me empenhei por cerca de três anos implantando dados de intranet, numa rede pronta para a Internet, sendo que a Internet ainda não estava operante no Brasil. Tinha as informações do que a Rede Mundial de Computadores representava, e tinha grande curiosidade de conhecê-la.

Minha vontade de virar internauta era em razão de gostar de novidades da tecnologia. Em meados do segundo semestre de 2006 eu comprei o meu primeiro computador. E também fiz a minha primeira conexão de Internet. Era uma banda larga da Telefonica, hoje a empresa é chamada Vivo.

Antes disso, tive uma noção de como a usaria. A visão de evangelizar surgiu antes de receber as informações básicas para blogar. Assisti uma reportagem sobre um soldado americano no Iraque, que constantemente enviava notícias por meio de um blog. Logo pensei: eis aí como falar de Jesus Cristo por esse sistema.

Meu primeiro blog foi criado na extinta plataforma do Windows. O blog se chamava Alfa e Ômega. Em 2006, quase todos os blogueiros estavam blogando com muitas dificuldades, porque não havia informações sobre blogagens. Uns entravam em contato com outros, fazendo e respondendo perguntas.

Neste interim, passei a criar e ser Moderador de comunidades do Orkut. Foi assim que conheci o blogueiro João Cruzué, do Olhar Cristão ( http://olharcristao.blogspot.com.br/ ) . Ele usava as comunidades para promover seu blog, de um jeito bastante criativo. Percebi que usava a plataforma Blogger, que ainda não conhecia, e por e-mail fiz aproximação. Logo me seguida criei o blog Belverede, mas dei maior atenção ao Alfa e Ômega, devido ao feed back que recebia.

Usando o Blogger, encontrei o Pr. Ciro Sanches Zibordi, pessoa com quem congreguei junto em São Paulo nos idos da década de 1980. No blog dele, nos espaços de comentários conheci o Pb  Walmir Nascimento Milomem (http://www.comoviveremos.com/ )  e o Pr. Altair Germano ( http://www.altairgermano.net/ ), entre outros.

Logo observei que eles haviam percebido o que eu também percebia: a dificuldade dos irmãos desejosos de evangelizar em blogs, mas sem uma estrutura de informação, de lições, um centro de tira-dúvidas. Eles estavam envolvidos no processo de criação do blog União de Blogueiros Evangélicos, o UBE Blogs (www.ubeblogs.net). Tão logo o UBE Blogs foi criado, eu passei a consumir as informações e a divulgá-las para todos os blogueiros que tinha contato, inclusive ao irmão João Cruzué. Aliás, tratei de apresenta-lo ao Walmir e Altair, pois naquela época seu conhecimento de blogagem estava acima da média geral na Blogosfera Cristã, vi que ele tinha enorme potencial dentro do projeto UBE Blogs.

Em 25 de Setembro de 2007, escrevi e postei no Belverede o artigo Lindsay Lohan – Quanto Vale a Fama? ( http://belverede.blogspot.com.br/2007/09/lindsay-lohan-quanto-vale-fama.html ). É justamente neste post que eu recebi o convite de Walmir Milomem para colaborar no UBE Blogs. Sendo um dos Editores, criei a comunidade UBE Blogs no Orkut, e a partir dela passei a divulgar mais o projeto de unidade de blogueiros cristãos.

Depois da criação da comunidade UBE Blogs no Orkut, o Valmir criou a comunidade UBE Blogs na plataforma Ning. Logo passei a integrá-la como membro. Para maiores detalhes, acesse http://www.ubeblogs.net/2012/02/blogueiros-evangelicos-cristianismo.html  
Com alguns meses editando o UBE Blogs, pedi saída porque não me considerava à altura do compromisso recebido. Mas, não querendo prejudicar o grupo assinalei a minha saída com a sugestão de que o Valmir integrasse o João Cruzué em meu lugar. Fui ao João, solicitando que aceitasse esse convite. E ele passou tomar parte do grupo, publicando pela primeira vez em 21 de Setembro de 2008. Pouco depois, o Cruzué acumulou à atividade de Administrador do blog à administração da comunidade UBE Blogs nas plataformas Ning e Orkut.

Como Administrador da comunidade, Cruzué me convidou para ser Moderador. E aceitei. Desde então faço a moderação por lá. Isso acontece há aproximadamente quatro anos. A tarefa diária é analisar solicitações de pretendentes a ser comunitários, analisar postagens de vídeos e de fotos, acompanhar o chat. Estas atividades são compromissos de uma equipe composta por doze perfis, seis Administradores e seis Moderadores.

Em Julho de 2009 a Agência Senado Federal fez menção de uma postagem minha no UBE Blogs, e nesta ocasião novamente eu e o Valmir trocamos e-mails, e o desfecho das conversas foi meu retorno como Editor. Ver a matéria: http://www.ubeblog.com/2007/11/pl-1222006-votem-contra-todos-os.html
Em meados de 2010, creio que no segundo semestre, o amigo João Cruzué declarou que havia orado e jejuado e recebido a visão de afastar-se do projeto UBE Blogs. E em sua saída, tanto do blog quanto da comunidade nas plataformas Ning e Orkut, eu e outros dois Editores fomos alçados para a função de Administradores.

Tenho essas designações operacionais como uma chamada de Deus para mim. A Internet é um meio de comunicação potente, onde é necessário haver alguns pontos de convergências de blogueiros. O UBE Blogs é um desses pontos. Convergimos para trocar informações técnicas, nutrir a comunhão de uns com os outros em Cristo.

Toda honra e glórias ao Senhor.

Eliseu Antonio Gomes

Um comentário:

  1. Parabéns ao blog e seu editor pela matéria, assim como ao irmão Elizeu Gomes pelo excelente trabalho desenvolvido junto à UBE, da qual também sou membro desde os primeiros dias.

    Um grande abraço!

    Vosso conservo em Cristo,
    Pr. Carlos roberto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baixa Post